Por mais que eu seja um velho e que já vi quase tudo nessa vida, eu sei que eu não sei tudo. E sempre aparece uma bizarrice nova para me surpreender, me revoltar e, muitas vezes, por que não, me entreter.
Digo isso porque conheci recentemente algo que eu não conhecia e que eu achei uma grande besteira, mas uma grande besteira divertida. Trata-se do HAIKAI.
Mas aí você me pergunta: o que é Haikai? De acordo com a minha empoeirada enciclopédia Barsa, Haikai é um tipo de poesia de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade. Deve ter 3 linhas. Tem algumas outras regras, e seu formato varia um pouco do Japão para o Brasil.
Um dos estilos de Haikai adotados por aqui determina que a terceira linha rime com a primeira. Olha só um exemplo do Haikai brasileiro:
“primeira folha de outono
no chão começa
o meio do ano” – Alice Ruiz
Outros Haikais não precisam nem de rimas. Veja só:
“Dia de Finados
Formigas carregam
Pétalas que caem” – Jorge Lescano
Nessa minha pesquisa sobre esse assunto, descobri que o Haikai é um enorme sucesso e um dos motivos é o seguinte: qualquer pessoa pode fazer um Haikai. Ele pode fazer aflorar o poeta que você nem sabia que existia em você. É por isso então que lanço, a partir de hoje, o Haikai do Walmor – Para o seu dia ficar muito mais rabugento. Vamos lá então a algumas das minhas primeiras criações. E espero sempre que possível postar mais algumas por aqui:
HAIKAIS DO WALMOR – PARA O SEU DIA FICAR MUITO MAIS RABUGENTO
Ar poluído
São Paulo é caos
Buzina no ouvido
—
Mais um:
Banco lotado
Problema é seu
Sou aposentado
—
E mais um então. Agora sem rima:
Pessoas nas ruas
Pra mim tanto faz
Queimem no inferno
—
Olha só! Gostei desse negócio de Haikai. Acho que ele despertou a veia poética que existe dentro de mim. Vou praticar mais. E se você quiser, escreva seu Haikai aqui também. Pode ser até pra me xingar. Pra mim tanto faz, afinal de contas:
Pessoas chatas
Escrevem em blogs
Caguei pra todas elas
Oi seu Walmor
eu li e gostei
sou João o Legal.
Até que enfim este chato escreveu alguma coisa útil.